segunda-feira, 24 de maio de 2010

Comissários(as) de Voo

Dia 31 de maio, é o dia do Comissário de Vôo. São homens e mulheres de elevada qualificação profissional, selecionados, treinados e reciclados, responsáveis pelo transporte seguro de centenas de passageiros, em condições claramente definidas, tanto para as situações normais de voo como para os raríssimos casos de desvio das operações rotineiras que compõem seu dia a dia nos céus. O passageiro comum possivelmente não enxerga neles o que representam em termos de preparo e treinamento para, desempenharem as mesmas missões de seus colegas Pilotos. Todos os Tripulantes de Cabine são profissionais qualificados e certificados pelos órgãos que regulamentam as operações de voos comerciais e que também determinam seu número mínimo para as diferentes configurações das cabines: seja aquela de um "narrow-body", Aeronaves de fuselagem estreita, nas quais a cabine tem um corredor e que transporta pouco mais de uma centena de passageiros, são geralmente utilizadas para voos curtos e continentais ou um “wide-body”, Aeronaves de fuselagem larga, nas quais a cabine tem dois corredores, são geralmente utilizadas para voos longos e intercontinentais acomodando maior número de passageiros. A Tripulação de Cabine equivale, grosso modo, ao número de saídas de emergência. Qualquer que seja a capacidade a bordo, podemos dizer que esses Tripulantes regem absolutos em seus domínios, contando com o apoio e a confiança de seus colegas Pilotos, que, não devem ser exigidos na cabine de passageiros. Pergunte para a maioria das pessoas "menos voadas" qual a importância que atribui àqueles que ainda são identificados simplesmente como Comissário ou Comissária. No melhor dos casos, esses profissionais serão descritos como profissionais simpáticos e muito solícitos que representam a "cara" da Companhia Aérea.

Comportamentos associais ou atentatórios à tranquilidade de um voo exigem um grau de competência extra, desconhecida até pouco. Mas estamos esquecendo o que é certamente a mais importante missão da Tripulação de Cabine em "tempos de paz e amor" e de passageiros satisfeitos, que felizmente imperam em esmagadora maioria nos voos pelo mundo afora: o atendimento médico de urgência. O número de profissionais nas diversas aeronaves tem relação direta com o número de saídas de emergência, porque eles são os únicos Tripulantes qualificados a bordo que podem orientar e disciplinar uma evacuação total, quando os passageiros precisam sair da cabine em tempo inferior a 90 segundos. Qualquer que seja o número de saídas.

Em seu próximo voo veja em cada um muito mais do que um anfitrião solícito. Eles foram treinados para muito mais do que isso e, ao longo de seu caminho, somaram a sua vocação de samaritano e anfitrião uma complexa bagagem de competência, assumindo uma nova importância nas principais Companhias Aéreas do mundo, transformando-se em Tripulante de Cabine.

Um legítimo "valor agregado" a cada passagem que é vendida pelas Companhias Aéreas.

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